“SEMANA CULTURAL – MS EM CENA – 7.ª REPRESENTAÇÃO” TERÁ 22 ESPETÁCULOS TEATRAIS NA SUA PROGRAMAÇÃO EM TRÊS LAGOAS

Logo do Evento, que terá sua sétima Edição em 2013
O evento será realizado de 14 a 24 de novembro e as apresentações ocorrerão no Anfiteatro da UFMS – Unidade I, na Praça Ramez Tebet, Feira da Av. Rosário Congro, no Saguão da Antiga Prefeitura e no Galpão da Antiga N.O.B.
O EVENTO
O Projeto “Semana Cultural – MS EM CENA – 7.ª Representação”, é uma idealização do Grupo de Teatro Identidade, da Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, tem o investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e conta com o apoio cultural do Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O evento é realizado anualmente desde 2007 com o objetivo de levar o teatro e outras artes relacionadas à comunidade, oferecendo cultura e entretenimento, concretizando a formação de plateia. A “Semana Cultural – MS EM CENA – 7.ª Representação” visa realizar um ciclo anual de apresentações de peças teatrais e outras atividades culturais, produzidas para o público infantil ou adulto, buscando novas formas de estímulo aos grupos locais e de outras regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como de outros Estados e Regiões do País, que pretende valorizar o teatro enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que afligem a sociedade brasileira.
A “Semana Cultural – MS em Cena – 7.ª Representação” objetiva promover o intercâmbio entre grupos teatrais da região de Três Lagoas/MS, do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros grupos representativos de demais Estados e regiões do País. Visa destacar e divulgar as atividades artísticas, promover a interação entre os processos de criações teatrais, valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais produzidas no município de Três Lagoas e em Mato Grosso do Sul, formar público e plateia, conscientizando-os, e respaldar a inserção de novos fazedores cênicos.
A 7.ª REPRESENTAÇÃO
Cartaz do Evento, que terá sua sétima Edição em 2013
O evento será realizado no município de Três Lagoas, no período de 14 a 24 de Novembro de 2013, em locais específicos para a realização das apresentações: no Anfiteatro da UFMS – Unidade I (Próximo ao exército), na Praça Ramez Tebet, Feira da Av. Rosário Congro, no Saguão da Antiga Prefeitura e no Galpão da Antiga N.O.B. Todas as atividades da Semana Cultural serão gratuitas, direcionadas a toda população três-lagoense.
O público interessado em prestigiar os espetáculos que ocorrerão no ANFITEATRO DA UFMS – UNIDADE I, Galpão da N.O.B. e no Saguão da Antiga Prefeitura, deverá retirar os ingressos com UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA.
Teremos na programação do evento 22 (vinte e dois) ESPETÁCULOS TEATRAIS. Destes, 12 (doze) propostas foram selecionadas para a programação do evento via edital, sendo 5 (cinco) Espetáculos adultos, 3 (três) Espetáculos infantis, 1 (um) Espetáculo circense e 1 (um) Espetáculo de rua, mais 2 (dois) Espetáculos do Módulo Fomento. Três Espetáculos foram selecionados para o FOMENTO LOCAL por meio do 1.º Festival de Teatro Amador de Três Lagoas, compreendendo diferentes grupos da cidade. Outros 3 (três) Espetáculos foram cedidos gentilmente pelo Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Na PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR teremos mais 1 (um) Espetáculo da Escola Municipal de Teatro e mais 3 (três) Espetáculos do Grupo de Teatro Identidade, que organiza o evento.
A arte de representar se constitui em uma atividade das mais ricas e completas. O teatro possibilita, entre outras coisas, que a criança e o jovem interajam com conceitos e desenvolvam a aprendizagem de maneira espontânea e prazerosa. Nesse sentido, o projeto “Semana Cultural – MS EM CENA – 7.ª Representação” tem o objetivo de realizar diversas apresentações teatrais.
DEBATEDORES
O evento contará com dois debatedores que acompanharão toda a programação dos espetáculos que serão apresentados durante o evento, e propiciarão ao público presente um bate-papo após cada apresentação, elucidando aspectos técnicos e formativos do trabalho apresentado, fomentando a formação de plateia em Três Lagoas e acrescentando elementos teóricos e metodológicos aos grupos participantes do evento. Os debatedores foram convidados pela Comissão Organizadora por serem profissionais das artes cênicas e com atuação relevante para a proposta, além de ampliar os objetivos do evento em relação ao seu crescimento técnico e profissional.
Juliana Calligaris – Campinas/SP: Começou sua trajetória artística na Cia “Se Liga de Teatro” em Americana, SP, onde atuava e era coordenadora dos cursos de teatro, além de professora de Expressão Corporal, História do Teatro, Expressão Vocal e Montagem Cênica. Fez graduação em Artes Cênicas e, posteriormente, Filosofia pela UNICAMP e cursou pós graduação latu sensu em “Simbologia Teatral” na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Americana, lecionou Artes Cênicas na Sociedade Humana Despertar, em Sumaré, e na FAM, em Americana. Atua profissionalmente como atriz, professora e orientadora de teatro, além de jurada, debatedora, apresentadora, curadora e mediadora em diversos festivais de teatro. Dirigiu mais de cinquenta montagens cênicas, atuou em mais de trinta peças teatrais, em um longa-metragem e quatro curtas. Foi premiada diversas vezes como atriz e diretora em importantes festivais de teatro. Atualmente cursa o Mestrado em Linguística com abrangência em Teatro e Semiótica.
Antônio do Valle – São Paulo/SP: Formado em Direção Teatral pela ECA – USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) em 1979, onde já lecionou como Professor Convidado por dois períodos. Possui amplo conhecimento no âmbito teatral, destacando-se no âmbito do teatro adulto, teatro para criança, direção, interpretação e análise de textos, ator, arte educador e professor de teatro. Desde 1980, participa intensamente do movimento teatral brasileiro como jurado, debatedor, oficineiro, coordenador de debates, palestrante e curador dos mais importantes festivais de teatro do país. Desde os tempos da Universidade, dirigiu mais de cinquenta textos, além de participar de diversos cursos de aperfeiçoamento da técnica teatral, dentro e fora do país. Como profissional do teatro acumulou diversos prêmios, dentre os quais se destaca  Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Abaixo apresentamos o resumo da programação.
RESUMO DA PROGRAMAÇÃO
09h (Sábado - 09/11)                                                        ARRASTÃO DE SOMBRAS
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS       Local: Área Central de Três Lagoas

·         QUINTA-FEIRA – 14/11
19h30min
“ABERTURA DO EVENTO”
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I

20h
“GRETA”
Cia. Policarpo de Teatro – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Tragicomédia
Direção: Marlon Morelli                                                    Classificação: 16 Anos

·         SEXTA-FEIRA – 15/11
15h
“O MENINO DETRÁS DAS NUVENS”
Grupo Os Mancomunados – Araçatuba/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Poético Infantil
Direção: Alexandre Melinsky                                          Classificação: 4 Anos

20h
“HISTORIAS LÁ DA SERRA” (Espetáculo cedido gentilmente pelo Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo)
Cia. Anônimos da Arte – Botucatu/SP
Local: Saguão da Antiga Prefeitura                              Gênero: Contos e Causos
Direção: Sandra Mezzena                                              Classificação: Livre

23h
“GODGLE – A ESTRANHA A VONTADE DE CHEGAR A ALGUM LUGAR”
Flor e Espinho Teatro – Campo Grande/MS
Local: Galpão da N.O.B.   Gênero: Teatro contemporâneo – Pantomima Tragicômica
Direção: Breno Moroni                                                     Classificação: 12 Anos

·         SÁBADO – 16/11
10h
“AREÔTORARE”
Teatro Imaginário Maracangalha – Campo Grande/MS
Local: Feira – Av. Rosário Congro                                 Gênero: Teatro de rua
Direção: Fernando Cruz                                                  Classificação: Livre

15h
“100 VIRTUOSE” (Módulo Fomento)
Charlles Santos – Rio Brilhante/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Solo Circense
Direção: Charlles Santos                                                Classificação: Livre

20h
“DIALETO MANOLÊS”
Cia. Blanche Torres – Dourados/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Teatro Dança
Direção: Blanche Torres                                                  Classificação: Livre

·         DOMINGO – 17/11
20h
“TRONO SUJO DE SANGUE”
Espaço Núcleo – Limeira/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Drama
Direção: Jonatas Noguel                                                 Classificação: 14 Anos

·         SEGUNDA-FEIRA – 18/11
15h
“CHUVISCO, CHUVA, CHUVARADA...” (Programação Complementar)
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Infantil
Direção: Leandro Cazula                                                Classificação: Livre

20h
“RETIRANTES” (Programação Complementar)
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Praça Ramez Tebet – Centro                              Gênero: Teatro de Rua
Direção: Leandro Cazula                                                Classificação: Livre

·         TERÇA-FEIRA – 19/11
20h
“ZONA CONTAMINADA” (Fomento Local)
Grupo de Teatro Persona – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Comédia de Humor Negro
Direção: Guilherme Costa Garcia Tommaselli            Classificação: 16 Anos

·         QUARTA-FEIRA – 20/11
20h
“UBU REI”
Cia. Teatral Boccaccione – Ribeirão Preto/SP
Local: Praça Ramez Tebet – Centro                              Gênero: Comédia Musical
Direção: Tânia Alonso                                                     Classificação: 14 Anos

·         QUINTA-FEIRA – 21/11
15h
“QUEM ROUBOU O BRANCO DO MUNDO?” (Programação Complementar)
Escola Municipal de Teatro – Núcleo Criança e Adolescente – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Infantil
Direção: Felipe Citro e Karol Ferreira                            Classificação: Livre

20h
“VENCENDO AS TENTAÇÕES” (Fomento Local)
Grupo Pregando Peça (Instituto Sulmatogrossense de Ação Cristã) – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Humor Gospel
Direção: Franciele Moura                                                Classificação: Livre

23h
“ESPETÁCULO DE VOCÊ” (Programação Complementar)
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Pós-dramático
Direção: Leandro Cazula                                                Classificação: 14 Anos

·         SEXTA-FEIRA – 22/11
15h
“EXPRESSO CARACOL”
Cia. dos Pés – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Comédia Infantil
Direção: Angélica Zignani                                                          Classificação: 4 Anos

20h
“SE ESSA RUA FOSSE MINHA” (Fomento Local)
Grupo Nem Nome Tem – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Poético
Direção: Colaborativo                                                      Classificação: Livre

·         SÁBADO – 23/11
10h
“O AUTO DA BARCA DO INFERNO” (Espetáculo cedido gentilmente pelo Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo)
Grupo Teatral Athos – Batatatais/SP”
Local: Feira – Av. Rosário Congro                                 Gênero: Comédia Popular
Direção: Ricardo Silva                                                     Classificação: Livre

15h
“POR QUÊ?”
Cia. Cênica – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Infanto-juvenil
Direção: Linaldo Telles e Fagner Rodrigues               Classificação: 8 Anos

20h
“QUADRADO” (Espetáculo cedido gentilmente pelo Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo)
Cia. Núcleo 2 – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Teatro Experimental
Direção: Jeff Telles                                                                      Classificação: 14 Anos

23h
“ACORDES” (Módulo Fomento)
Cia. Cênica - São José do Rio Preto/SP
Local: Galpão da N.O.B.                                                  Gênero: Musical
Direção: Fagner Rodrigues                                            Classificação: 14 Anos

·         DOMINGO – 24/11
20h
“BALADA DE UM PALHAÇO”
Grupo Arte e & Fatos - Goiânia/GO
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Tragicomédia
Direção: Danilo Alencar                                                  Classificação: 14 Anos
Banner do Evento, que terá sua sétima Edição em 2013


Três Lagoas/MS, 07 de novembro de 2013
Informações: 67-3929-1133 Ramal 223 / 9988-5148 / 9151-0008 - http://www.teatro.identidade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas